AUTOMAÇÃO DE DADOS - IoT


espectrômetro infravermelho (NIR) modelo QB4260

O monitoramento da extração é de grande importância dentro do processo sucroalcooleiro, onde o principal parâmetro de controle é a % umidade do bagaço que serve para regulagem da % embebição, ajuste de moendas e eficiência da geração de vapor das caldeiras. A solução de monitoramento em tempo real é utilizado o espectrômetro infravermelho (NIR) modelo QB4260 que mede a % umidade On-Line sem contato com a amostra.

Monitoramento

Medição continua através da tecnologia Infravermelho Próximo (NIR), onde um feixe de luz de especifico comprimento de onda é parcialmente absorvido pela água contida no produto e coletada por um detector de alta precisão e posteriormente quantificada em leitura percentual de umidade.



Automação Laboratório PCTS 4.0 Convencional

Utilizamos o sistema LDI (Leitor de Dados Integrados) que são acoplados nos equipamentos do laboratório de PCTS, sendo o refratômetro, sacarímetro e balança de precisão com opção de incluir o medidor de pH. Após a coleta de dados realizada pelo LDI, as informações são enviadas ao Software GESTHOR que realiza a integração dos resultados analíticos com o banco de dados da unidade industrial.



Automação Laboratório PCTS 4.0 com NIR

Nessa automação do tipo analítica, utilizamos a tecnologia FT-NIR através do instrumento de análise multi parâmetros BRUKER modelo MATRIX-F para realizar as análises de Brix, Pol e Fibra na esteira de cana desfibrada sem a necessidade de extrair caldo e sem o manuseio das amostras por ação humana. Em seguida, os dados obtidos são coletados de forma automática pelo LDI (Leitor de Dados Integrados) e enviados ao Software GESTHOR que realiza a integração dos resultados analíticos com o banco de dados da unidade industrial. 



Automação Laboratório Industrial 4.0

Seguindo o mesmo conceito do laboratório de PCTS, utilizamos os sistema LDI (Leitor de Dados Integrados) que são acoplados nos equipamentos do laboratório Industrial, sendo acoplados ao refratômetro, sacarímetro, balanças, medidores de pH/condutividade, densimetro, espectrofotômetro, turbidímetro, tituladores, NIR entre outros instrumentos analíticos.  

Controle de amostragem

Após a coleta de dados realizada pelo LDI, as informações são enviadas ao Software GESTHOR que realiza a integração dos resultados analíticos com o banco de dados da unidade industrial. O Software GESTHOR é um sistema versátil que possibilita a configuração do plano analítico baseado na rotina de cada laboratório e gerência por módulos as automações dos equipamentos que estão conectados ao LDI. Além da automação dos equipamentos, oferecemos também os seguintes módulos: 

  • Controle de amostragem

Consiste no módulo que permite automatizar os processos de coletas utilizando um celular/tablet Android com fundamentos de COMPLIANCE, identificando: 

  •  Analista (usuário) 
  •  Data e hora 
  •  Local da coleta

  • Controle e Validações dos certificados de calibração

O sistema de registros DE CERTIFICADOS são vinculados aos seus equipamentos e controlados suas validações nas leituras de cada amostra, impossibilitando registrar amostras nos equipamentos cujo certificado esteja vencido.